Uma forma simples e interessante de perceber o que trata esta área da medicina dentária é analisar a própria palavra endodontia. “Endo” significa dentro ou interno, enquanto que “dontia” significa dente.
Ou seja, a endodontia é a área da medicina dentária que trata a estrutura interna do dente, mais conhecida como a polpa dentária. Esta parte interna dos nossos dentes pode ser afectada por cáries, lesões ou traumas.
Como já vimos acima, a endodontia trata do canal interior dos seus dentes, quando este se encontra afectado por problemas como por exemplo a cárie dentária. A cárie dentária é uma doença muito comum, que afecta cerca de 90% da população e à qual ninguém é imune, qualquer pessoa em qualquer fase da sua vida pode afectada por esta doença.
Numa primeira fase, esta doença é facilmente detectável pela observação directa da dentição por parte de um especialista, daí a regularidade das consultas dentárias ser tão importante.
Se uma cárie for detectada numa fase inicial, evitará possíveis lesões, infecções, febres ou até mesmo a extracção do dente.
Numa primeira fase do tratamento, após a anestesia local, é feita a remoção do tecido mole ( polpa dentária) infectado e é realizada a limpeza e desinfecção do canal.
Após isso, é feito o preenchimento do canal com material obturador.
O passo seguinte é fazer uma restauração temporária que protegerá o dente até que se possa fazer a restauração definitiva do dente.
A Clínica Dentária Dr. Nelson Araújo tem mais de 18 anos de experiência na área da Medicina Dentária e é reconhecida como referência na sua área de atuação.